As próteses dentárias são muito utilizadas por pessoas de diversas idades e podem servir para vários casos e tratamentos.

O principal benefício das próteses, além de manter todo o funcionamento da boca e mastigação corretos, é manter a estética bucal e a qualidade de vida do indivíduo.

É considerado um processo extremamente importante e ajuda na recuperação das funções dos dentes, melhora a forma e recupera tecidos.

Outros benefícios do uso de próteses dentárias, nos casos necessários, são a fonética mais nítida e fácil e a mastigação correta evitando problemas digestivos.

Os principais tipos de próteses dentárias

Confira os principais tipos de próteses dentárias que existem no mercado:

Prótese flexível

É mais recomendada para idosos e é considerada uma prótese alternativa aos tipos removíveis. Normalmente a prótese flexível conta com grampos ou conectores em sua estrutura.

Prótese totalmente removível

Uma das mais comuns e conhecidas, a famosa dentadura. A prótese totalmente removível é indicada para pacientes que sofreram com a perda parcial ou total dos dentes.

Cada prótese é feita especialmente para cada pessoa, conta com estrutura e dentes acrílicos e pode ser removida e colocada facilmente.

Prótese parcial removível

Também conhecida como PPR Roach. A prótese parcial removível é recomendada para pacientes que apresentam um número de dentes remanescentes. A prótese utiliza selas, grampos ou conectores para ser colocada e não é necessário o desgaste do dente original.

Implante retentor da prótese fixa

Casos onde a indicação de uma prótese removível não é indicada, costumam utilizar o implante retentor da prótese fixa. Um implante substitui as raízes dos dentes, é fixado no osso maxilar, e recebe um tipo de capa que é igual a um dente.

Prótese fixa

A prótese fixa também é bastante conhecida e chamada de ponte ou coroa. É utilizada para restauração de um dente danificado por cárie.